ASMP
InícioNotícias
Em 18/10/2013

Lançamento III Volume Série de Estudos

Ministério Público e os Objetivos do Milênio

O lançamento do III volume da Série de Estudos da Associação Sergipana do Ministério Público: "O Ministério Público e os Objetivos do Milênio", aconteceu na tarde da última segunda-feira, 14, na Escola Superior, localizada na sede do órgão.
 A série de estudos lançada pala Associação Sergipana conta com 17 artigos escritos por Promotores de Justiça, Juízes, colaboradores do Ministério Público de Sergipe e convidados.  Segundo os coordenadores do projeto, Arnaldo Sobral, presidente da Asmp e Adélia Pessoa, Promotora de Justiça aposentada e atual Diretora Cultural da Asmp, a Série propõe a reflexão sobre temas relacionados aos Objetivos do Milênio, além de promover e estimular a produção intelectual dos integrantes da Instituição.
Os artigos estão relacionados a temas atuais, que interferem de forma direta na vida dos cidadãos brasileiros. Eliminação da pobreza; sistema de justiça; rede de atendimento municipal; educação inclusiva das pessoas com deficiência; o adolescente em formação escolar; objetivos do milênio e equidade de gênero: a educação como via indispensável para a mudança de padrões culturais sexistas; igualdade entre sexos e a árdua busca pela autonomia das mulheres; atuação feminina no Ministério Público de Sergipe; filiação socioafetiva no contexto jurídico-social do novo milênio; controle judicial de politicas públicas de educação e saúde; desenvolvimento sustentável; esgotamento sanitário, politica ambiental e plano diretor e por fim a atuação do Ministério Público para promover política de coleta seletiva em Sergipe são os temas abordados nesse volume.
O discurso de abertura foi feito pelo presidente da Asmp, Arnaldo Sobral, que fez questão de lembrar a importância da Série de estudos e dos temas discutidos. O presidente citou também o conteúdo dos artigos, a evolução e aprofundamento dos estudos. Chamando atenção para colaboração de servidores do Ministério Público de Sergipe que hoje mostram propriedade sobre os temas. "A série serve para firmar ainda mais o papel do Ministério Público junto a sociedade", afirmou Dr. Arnaldo.
Adélia Pessoa apresentou a Série e pontuou a extrema importância dos assuntos discutidos a exemplo da luta pela igualdade entre mulheres e homens e o combate à violência domestica. A diretora cultural afirmou que a educação é fundamental na mudança de padrões e comportamento.
Em seguida a palavra foi concedida ao Promotor de Justiça e membro da diretoria da Asmp , Deijaniro Jonas Filho, autor do artigo “A eliminação da pobreza e das mazelas oriundas da fome: objetivo universal, constitucional e atribuição do Ministério Público”, que teve como co-autor o advogado Rodrigo Freire Amorim.
Dr. Deijaniro exaltou as ações e trabalhos realizados em todo Brasil, na tentativa de acabar com a extrema pobreza. Na ocasião,  slides com o conteúdo do seu artigo foram apresentados. Sobre a Série, Deijaniro parabenizou o trabalho da Associação que buscou unir os colegas para a concretização do projeto. “A ideia é adequada e expressiva”, afirmou.
Por fim, o associado Augusto César Leite de Resende fez uma explanação sobre os temas "Sustentabilidade e Meio Ambiente".




 


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By