ASMP
InícioEntrevistas
Em 17/06/2016

Promotor de Justiça Antônio Forte

Conversamos com o Promotor que deixa o Ministério Público de Sergipe depois de 4 anos
Desde 2012  como Promotor de Justiça no Ministério Público de Sergipe, Antônio Forte se destacou nas Promotorias pelas quais passou. Em uma nova etapa de sua vida, ele deixa o MPSE e retorna a sua cidade natal, Fortaleza-Ceará, onde irá atuar como Promotor de Justiça Substituto.
 
Dr. Antônio Forte esteve como Diretor de Informática da Associação Sergipana do Ministério Público-ASMP desde 2015, promovendo ações de grande significado, entre elas a reorganização do acervo documental da entidade de classe.
 
Confira a entrevista concedida pelo Promotor.
 
1- Dr. Antônio, nesses quatro anos no Ministério Público de Sergipe, quais as maiores dificuldades que o senhor enfrentou?
 
Como profissional, eu relato que percebi que o Ministério Público de Sergipe tem um diferencial ante os outros Ministérios Públicos. Há aqui um apoio técnico por parte dos servidores, da estrutura administrativa, física e das promotorias. A velocidade com que as ações tramitam é muito positiva para o nosso trabalho. Então, posso dizer que fui surpreendido positivamente com a estrutura física e logística do MPSE. De forma objetiva, tenho que confirmar a fala dos outros gestores de que o Ministério Público de Sergipe é o mais organizado e estruturado do Brasil. Entretanto, por ser cearense e minha esposa também e termos nossos familiares morando lá, decidimos voltar neste momento. Em 2014, tivemos a oportunidade de ir, mas, por vontade de Deus, não fomos naquela época, mas agora de forma tranquila e em paz sentimos que é chegada a hora. Vou pedir vacância por 2 anos, que será o período para se retirar toda e qualquer dúvida, já que a vacância permite a recondução. Mas será um momento importante para a minha família e chegar ao Ministério Público do Ceará, com uma equipe nova, já que Dr. Plácido se tornou Procurador Geral de Justiça do Ministério do Ceará e eu já fui estagiário dele e conheço também o Presidente da Associação, Dr. Lucas, e tenho um vínculo de amizade e de coleguismo com a atual equipe de Administração Superior do MPCE, sei que tudo isso facilita o meu retorno. É chegada a hora de voltar para a terra natal.
 
02-Atualmente o Senhor está na Promotoria da Saúde. Quais a principais ações nessa Promotoria?
 
Foi uma experiência maravilhosa. Desde dezembro de 2014, estamos à frente da Saúde e posso falar que uma das maiores vitórias que conseguimos foi a abertura para o SUS do Hospital da Polícia Militar, que era um hospital que não atendia o Sistema Único e foi uma vitória surpreendente, grandiosa. Outra conquista que faço questão de pontuar é que deixou de existir fila para a quimioterapia, já que os medicamentos estão sendo comprados diretamente pelo Governo do Estado, e não mais pela Fundação Hospitalar de Saúde, depois de uma decisão judicial favorável ao MP. Com relação à radioterapia, está sendo construída uma sala para receber a máquina nova no HUSE e os pacientes não podem esperar mais de 60 dias e, por isso, estão sendo redirecionados para Arapiraca, em Alagoas, enquanto a máquina nova não começa a funcionar. Fora as outras vitórias, eu pontuo essas, que a meu ver foram as maiores, por repercutirem na vida da população diretamente. Agradeço a Deus por essa experiência porque sei que foi um presente Dele.
 
03-Qual a expectativa em integrar o Ministério Público do Ceará?
 
Sem dúvidas uma expectativa grandiosa. O primeiro estágio da minha vida foi no Ministério Público do Ceará, com Dr. Francimauro. Fui também estagiário do atual Procurador Geral de Justiça, aluno de dois Procuradores e um Promotor de Justiça, conheço muito bem o órgão e isso me dá uma segurança em trabalhar nele e voltar agora como Promotor, e não mais como estagiário, e é uma honra muito grande contribuir com o meu Estado.
 
04-Qual mensagem o senhor deixa para os colegas Promotores, servidores, aqueles que dividiram o dia a dia, os trabalhos e conquistas com o senhor?
 
Só tenho a agradecer a Deus por cada um desses colegas e amigos de trabalho que, com certeza, são presentes. Fico feliz pela Instituição que temos. Queria que toda e qualquer divergência fosse resolvida dentro dos nossos muros, sem expor o MPSE. Por vezes, fico triste quando um colega expõe outro para fora dos nossos muros, queria que tudo fosse resolvido em casa e estimulo a todos a esse congraçamento, esse perfilhamento, já que estamos do mesmo lado da trincheira. Somos o MP, somos irmãos e espero não ver mais esse tipo de discussão fugir para fora dos nossos muros. Agradeço muito, muito a Deus a oportunidade de trabalhar aqui, agradeço a Dr. Orlando Rochadel, o então Procurador-Geral de Justiça, fui muito bem recebido também por Dr. José Rony Almeida, atual Procurador-Geral, e por Dr. Nilzir, Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público, foi uma honra estar ao lado dele, só tenho a agradecer.
 
 
 
 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By