ASMP
InícioNotícias
Em 29/11/2016

ASMP lança Projeto “Mãos Dadas”

SAME é a primeira instituição beneficiada

A Associação Sergipana do Ministério Público-ASMP lançou na última sexta-feira, 25, o Projeto “Mãos Dadas”, que pretende, mediante criteriosa seleção prévia, eleger, a cada semestre, uma organização não governamental, que desenvolva trabalhos de interesse social, para prestar-lhe apoio e incentivo, visando à consecução dos seus objetivos institucionais.

A primeira instituição contemplada será o SAME - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, que é uma associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter assistencial, de longa permanência para pessoas idosas, em funcionamento desde o ano de 1949, quando foi fundada pelo Bispo da Diocese de Aracaju, Dom Fernando Gomes dos Santos.

O SAME tem sede em Aracaju, no Bairro Industrial, e atualmente atende 60 idosos, 14 homens e 46 mulheres que em sua maioria se encontram em situação de exclusão social, sem condições de auto-sustento, em regime de longa permanência.

 

LANÇAMENTO

 

O lançamento do Projeto aconteceu durante uma tarde de lazer e descontração promovida pela ASMP para os idosos que moram no SAME.O saxofonista Demerson Oliskovicz fez uma linda apresentação e emocionou os idosos que acompanharam as músicas com palmas e sorrisos de alegria e emoção.

Para Dona Maura, 80 anos, a apresentação emocionou por lembrar os tempos de sua juventude no Rio de Janeiro. “Morei na cidade do Rio de Janeiro durante a maior parte de minha vida e adorava dançar essas músicas nos bailes que frequentava. Estou muito feliz e emocionada por essa tarde com vocês”.

Além da música, a ASMP contou com o apoio de uma Esteticista que ajudou as idosas a se arrumarem para o momento de lazer com cortes de cabelo e escovas.A Diretoria da ASMP foi representada pelo Presidente, Nilzir Viera, pela Diretora Cultural e Coordenadora do Projeto, Ana Galgane, e pelas Conselheiras Fiscais Maria Rita Figueiredo e Juliana Checcucci.

Ana Galgane, Coordenadora do Projeto Mãos Dadas, expressou a satisfação em lançar essa iniciativa. “Nossa finalidade é o exercício da solidariedade que é um princípio estabelecido inclusive na nossa Constituição. Precisamos exercitar a nossa solidariedade de todas as formas possíveis; precisamos olhar o próximo e colocar em prática a nossa responsabilidade como Associação e como pessoa. Escolhemos o SAME como primeira instituição a ser beneficiada, porque qualquer um pode ver a seriedade do trabalho aqui desenvolvido. Vimos como os idosos são tratados aqui, são pessoas que muitas vezes não têm família, que precisam de acolhimento e vir aqui nos alegra muito o coração, porque, apesar de nos emocionar pela idade e condição de fragilidade do idoso, podemos ver como eles são bem tratados, bem cuidados e isso é prazeroso”, afirmou Ana Galgane.

O Presidente da ASMP Nilzir Vieira falou da importância do projeto. “Nosso principal objetivo é tornar efetiva a responsabilidade social da ASMP. Nós temos nossos objetivos estatutários, mas certamente há espaço em nossa agenda institucional para contribuir com as entidades sérias, que prestam esse trabalho de promoção social. Com isso, ajudamos ao próximo. Na concepção do Projeto, a Diretoria escolherá por semestre uma entidade e verificará a sua regularidade, para, ao longo do semestre, mobilizar os colegas associados a ajudarem, seja com trabalho voluntário, com divulgação da imagem da entidade, ou doações em bens, insumos ou em dinheiro. Tudo com a finalidade de aproveitar algo que já exista, trabalhos que já são realizados com competência, para dar esse estímulo, esse reforço”, afirmou.

Maria Rita Figueiredo falou da emoção em conhecer o lar de idosos. “Achei maravilhoso, não conhecia a instituição e fiquei encantada. Gostaria de convidar os colegas a conhecerem, porque, vindo aqui e conhecendo o serviço, com certeza a mobilização será maior. Porque o que os olhos não veem, o coração não sente, e hoje essa visita foi fundamental para que eu consolidasse ainda mais a certeza de que o Projeto Mãos Dadas tem tudo para dar certo. Era o que precisávamos viver para saber que foi um acerto grande da atual Diretoria também se preocupar com a parte social. Espero que dê certo e que todos venham conhecer o SAME”, pontuou Maria Rita.

Ao final da apresentação do Saxofonista, um lanche foi servido para os idosos.

 

Projeto “MÃOS DADAS”

Qualquer associado poderá indicar uma ou mais entidades para se submeterem a essa seleção, que será precedida de consulta de sua regularidade, a ser formulada ao Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor, ou outro órgão do Ministério Público de Sergipe com atribuição para tanto.

Após a seleção, a Coordenação e a Comissão gestora do Projeto realizarão visitas à entidade a ser beneficiada e manterão contatos com seus responsáveis, a fim de melhor conhecer suas atividades, e levantar suas necessidades prioritárias.

O apoio e o incentivo do Projeto Mãos Dadas serão materializados através de ações conjuntas, trabalho voluntário, e doações, preferencialmente de bens e insumos, através de recursos próprios e/ou dos seus associados, bem como da divulgação do nome, imagem, atividades e projetos da organização beneficiada, através dos meios de comunicação social da ASMP.

Sem embargo do caráter facultativo da participação dos associados, concitam-se todos a abraçarem a causa do Projeto Mãos Dadas, mesmo porque é dever da sociedade assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem os direitos fundamentais à promoção e à proteção de sua dignidade, bem como amparar as pessoas idosas, defendendo seu bem-estar (artigos 227 e 230, da Constituição Federal de 1988).

Ao final de cada semestre, será elaborado um relatório das ações desenvolvidas e dos resultados alcançados com o Projeto, para cada uma das instituições contempladas, que será divulgado para conhecimento dos associados e da sociedade sergipana.

O Associado que desejar fazer uma contribuição financeira poderá depositar na conta:

BANESE, Agencia-034

Tipo-03

Conta Corrente- 103.746-6

Bruna de Carvalho

ASCOM ASMP
 


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By