ASMP
InícioNotícias
Em 28/05/2019

Encontro Estadual do Ministério Público é marcado por discussão de temas institucionais e por manifestações culturais

ASMP e Escola Superior organizaram evento
“Cada um de nós tem uma missão aqui na Terra. Costumo dizer que viemos para este mundo sem trazer nada, vamos embora sem levar nada, mas podemos deixar muita coisa boa”. Esse foi só um trecho da fala do poeta e cordelista Bráulio Bessa, durante a palestra de abertura do Encontro Estadual do Ministério Público. Não só a frase, mas toda a experiência contada pelo escritor cearense inspirou palestrantes e participantes do evento, que reuniu um público com mais de 500 pessoas, entre membros, servidores e estagiários do MP de Sergipe, estudantes e comunidade.
 
O Encontro Estadual foi uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Escola Superior (ESMP), e da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), com o apoio do Banese. O intuito foi realizar um evento que trouxesse aos membros do MP uma discussão em torno de temas relevantes para a instituição, buscando uma melhor integração com a sociedade civil.
 
Para o procurador-geral de Justiça Eduardo Barreto d’Avila Fontes, é muito importante que todo o Ministério Público se reúna para discutir assuntos atuais e de interesse da instituição. “O Encontro Estadual não só serviu para discutir as questões de direito, mas também as questões da alma. O Bráulio Bessa trouxe uma palavra que nos motivou a refletir melhor algumas questões pessoais e cada palestrante nos proporcionou momentos de conhecimento sobre temas relevantes para o nosso papel em prol da sociedade sergipana”, disse.
 
“Fizemos a proposta ao PGJ de realizar esse evento e de que ele tivesse um formato diferente, não só com temas jurídicos, mas também que trouxesse palestras motivacionais”, frisou o presidente da ASMP, o promotor de Justiça Jarbas Adelino Santos Júnior. O diretor da Escola Superior do MPSE, o promotor de Justiça Newton Silveira Dias Júnior, também reforçou a ideia. “A proposta do evento foi discutir temas de interesse da categoria de caráter institucional e social com uma programação foi bem diversificada e com uma mensagem ‘mais humanista’”, destacou.
 
Com o tema “O MP na defesa das Instituições Democráticas”, o evento contou com as seguintes palestras: “Direitos Fundamentais no Brasil: em busca da concretização” proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; “O papel do CNMP no fortalecimento da autonomia do Ministério Público” ministrada pelo conselheiro Nacional do Ministério Público, Lauro Machado Nogueira; “O dano social como reversão do ato de rebaixamento de valores da sociedade” apresentada pela promotora de Justiça do MPSE, Euza Maria Gentil Missano Costa; “O papel social do Ministério Público” explanada pela promotora de Justiça do MPSE, Maria Lilian Mendes Carvalho; “Desafios institucionais do MP brasileiro: batalhas das entidades de classe”, ministrada pelo vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manuel Victor Sereni Murrieta; e “O Ministério Público, a atividade extrajudicial e sua contribuição para a construção de uma cultura de paz”, preferida pelo procurador de Justiça do MPSE, Carlos Augusto Alcântara Machado.
 
Lançamento de livros e manifestações culturais
 
Durante o Encontro Estadual do MP, promotores de Justiça do MP de Sergipe expuseram obras: Antônio César Leite de Carvalho lançou o livro “Lei de Improbidade Administrativa: Um Instrumento de Combate à Corrupção”; Rafael Schwez Kurkowski apresentou o livro “Execução Provisória da Pena no Júri: Fundamentos Políticos e Jurídicos”; e Márcia Jaqueline Oliveira Santana relançou o livro “Sobre Parir e Renascer”, lançado em março no Museu da Gente Sergipana.
 
A parte cultural do evento ficou por conta do Coral do MPSE, “Vozes da Cidadania”, que fez a abertura do Encontro com as canções “A Paz”, “Ai que saudade d’ocê” e “Fim de primavera”. E o encerramento teve a apresentação de um trio pé de serra e um casal de quadrilheiros, que embalou o coquetel oferecido pela ASMP.
 
Mesa de abertura
 
A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: procurador-geral de Justiça Eduardo Barreto d’Avila Fontes; o secretário-geral do Governo, José Carlos Felizola Filho; o presidente da ASMP Jarbas Adelino Santos Júnior; o subprocurador-geral de Justiça Paulo Lima de Santana; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Osório de Araújo Ramos Filho; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; o conselheiro Nacional do Ministério Público, Lauro Machado Nogueira; a coordenadora-geral do MPSE, a procuradora de Justiça Ana Christina Souza Brandi; o ouvidor do MPSE, Carlos Augusto Alcântara Machado; o diretor da Escola Superior do MPSE, Newton Silveira Dias Júnior; o procurador-chefe do Ministério Federal em Sergipe, José Rômulo Silva Almeida; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Emerson Albuquerque Resende; o procurador do Ministério Público de Contas de Sergipe, Luiz Alberto Menezes; o defensor público geral de Sergipe, José Leó de Carvalho Neto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, Inácio Krauss de Menezes; e assessor jurídico da presidência do Banese, Juvenal Francisco da Rocha.
 
 
Por: Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By