ASMP
InícioNotícias
Em 13/03/2020

PEC Emergencial: CONAMP participa de audiência pública e de intensa mobilização no Congresso Nacional

ASMP participa da mobilização, visitando Senadores por Sergipe
 
O Presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou nesta quinta-feira (12) de audiência pública sobre a PEC Emergencial (186/2019). O debate ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal. 
“O que nos preocupa é a desestruturação, o desmonte de todo o sistema de Justiça”, afirmou o Promotor de Justiça. Murrieta disse que a medida enfraquece as carreiras do Ministério Público e da Magistratura ao ameaçar garantias constitucionais, como inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos, prejudicando o exercício da independência funcional. Ele ainda pontuou que a PEC 186 fragiliza o acesso a uma Justiça de qualidade e igualitária em todo o País, ao quebrar o escalonamento e unidade do MP e da Magistratura.
 
Ao longo de toda a semana, integrantes da CONAMP e do Conselho Deliberativo da entidade estiveram mobilizados no parlamento brasileiro em defesa dos membros do Ministério Público, contra as ameaças à carreira representadas pela PEC Emergencial. Em contato com diversos deputados e senadores, como um dos proponentes da medida, Senador Fernando Bezerra (MDB/PE), e o Relator, Senador Oriovisto Guimarães (Podemos/PR), as lideranças associativas trabalharam contra as flagrantes violações do ponto de vista técnico e jurídico do projeto.
 
A ASMP participou da mobilização, através de seu Presidente, Nilzir Vieira, e de seu 1º Vice Presidente, João Rodrigues Neto, que visitaram os Senadores por Sergipe, integrantes da CCJ, Alessandro Vieira (Cidadania), Maria do Carmo Alves (DEM) e Rogério Carvalho (PT).
 
Para o Presidente da ASMP, a PEC Emergencial, sobretudo com o texto inicialmente proposto pelo Relator da matéria no Senado da República, representa uma grave ameaça ao Ministério Público e a todo o sistema de justiça. Segundo Nilzir Vieira, “a supressão de direitos e garantias historicamente conquistados pelos membros do Ministério Público resultaria no enfraquecimento da instituição, deixando a carreira de ser atrativa e, desse modo, dificultando a manutenção e captação de seus melhores quadros. Por consequência, restaria debilitada a destacada atuação do Parquet na promoção dos direitos fundamentais e no combate à corrupção por todo o país”.
 
 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By