ASMP
InícioNotícias
Em 08/05/2024

ASMP participa da II Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo biênio 2024/2026 da Conamp

Durante a reunião, o presidente da AMP/RS falou sobre a atual situação do estado e reforça a campanha S.O.S Chuva

O presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Luis Fausto Valois, participou na manhã desta quarta-feira (8) da II Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo – biênio 2024/2026, na sede do Ministério Público do Distrito  Federal e Territórios (MPDFT). 

Na oportunidade, além das pautas de interesse institucional, representantes das associações filiadas presentes na reunião acompanharam por videoconferência o depoimento do presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), João Ricardo Tavares, sobre a atual situação do estado, a exemplo do município de Canoas.

“O aconteceu em Canoas eu acho que é emblemático para definir aquilo que nós estamos vivendo aqui. Faltou luz em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, ela foi devastada também porque a cidade toda foi completamente tomada pelo rio Guaíba e pelos rios afluentes, e os pacientes que estavam na UTI do Hospital de Canoas acabaram todos morrendo porque não tinham como ser retirados, faltou oxigênio e todos foram à morte. Nós estamos hoje com mais de 95 mortes já constatadas, as águas ainda na maioria das cidades não baixaram”, revelou o presidente. 

Durante a transmissão, o presidente da AMP/RS ainda informou que de acordo com o boletim diário da Defesa Civil, das 9 horas da manhã de ontem (7), 388 municípios foram afetados no Estado. Hoje, às 9 da manhã, já eram 414 dos 497 municípios do RS.  

“Nós tínhamos abrigados, ontem, 48 mil pessoas. Hoje esse número já subiu para 66 mil pessoas nos abrigos em todo o Estado. Tínhamos 155 mil pessoas ontem desalojadas. Hoje esse número já subiu para 160 mil. Temos mais de 1 milhão 450 mil gaúchos, seja por atração ou nativos daqui, atingidos pela enchente. E, atualmente, temos mais de 200 pessoas desaparecidas. É uma catástrofe sem precedentes na história do Rio Grande do Sul. Vamos ter que reconstruir literalmente o Estado. E isso tem mostrado que, do lado bom de tudo que está acontecendo, é a solidariedade do Brasil todo. Nossa campanha já arrecadou mais de R$ 800 mil e esse dinheiro está permitindo uma pronta entrega das necessidades mais básicas”, ressalta. 

 

Donativos

“Para vocês terem uma ideia, uma colega acabou de me pedir papel higiênico e 200 escovas de dentes destinados aos abrigos, porque as pessoas estão chegando sem nada, porque nem a roupa do corpo elas podem aproveitar, porque as que estão sendo retiradas agora, estão sendo retiradas de dentro da água. Você deve ter visto imagens aí, chocantes, de canoas na região metropolitana de Porto Alegre, as pessoas caminhando dentro da água, saindo de suas casas, tamanha a ligeireza que os rios subiram, e não foi possível as pessoas nem deixarem suas casas. Então, esse dinheiro todo que está sendo destinado pelo Brasil todo, eu agradeço muito, sensibilizado, e me comovo com isso, esse apoio que vocês estão dando, tem sido fundamental para aplacar um pouco o sofrimento dessas pessoas que perderam tudo, quando não perdem mais a vida, que é o mais importante. Eu tenho certeza, presidente, que nós vamos reconstruir o Estado com a ajuda de todos os brasileiros”, finaliza. 

 

Campanha S.O.S. Chuvas

A destinação de valores para a campanha S.O.S Chuvas pode ser feita para o PIX (CNPJ) 870.275.950.001-57. Neste primeiro momento, os valores arrecadados estão sendo destinados à compra de mantimentos e itens essenciais para o socorro e o acolhimento das vítimas nas mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul que estão em situação de calamidade pública.

As ações da AMP/RS estão sendo documentadas e serão divulgadas em uma prestação de contas completa, aberta e transparente a ser realizada após este momento de resgate e emergência. A prestação de contas parcial da destinação dos recursos pode ser acompanhada no site e nas redes sociais da Associação.

Entidade que representa mais de mil promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça do Rio Grande do Sul, a AMP/RS ressalta que a campanha S.O.S Chuvas não tem qualquer relação com outras entidades e governos, sendo inteiramente conduzida pelos representantes do Ministério Público gaúcho.

Confira a manifestação do presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim.

 

Foto: Conamp.

 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By