ASMP
InícioNotícias
Em 07/08/2024

ASMP é um dos apoiadores do Projeto Oportunidade Aprendiz

Abraçado pela ASMP, o POA é idealizado a partir do Termo de Cooperação Técnica entre o MPSE, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE) e instituições parceiras.

Oportunidade de inclusão, aprendizagem e preparação para o mercado de trabalho, esse é o principal objetivo do Projeto Oportunidade Aprendiz (POA), abraçado pela Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) e idealizado a partir do Termo de Cooperação Técnica entre o MPSE, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE) e instituições parceiras.

Articulado pela 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão Especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o MPT/SE, com o apoio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA) e a Divisão de Serviço Social do MPSE, o POA  visa a articulação de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas e atividades voltadas ao cumprimento do Programa de Aprendizagem Profissional. Através de cotas sociais, o projeto estimula a dar oportunidades a adolescentes em situação de risco pessoal e social, especialmente acolhidos, socioeducandos e em outras situações de vulnerabilidade, fomentando a inclusão, aprendizagem e preparação para o futuro mercado de trabalho com todas as garantias e direitos necessárias a uma pessoa em desenvolvimento, conforme estabelece o art. 7º,  inciso XXXIII, da Constituição Federal, CLT e ECA.

Foi graças ao programa, que a jovem Maísa Santana pôde desenvolver de forma prática, habilidades que certamente irão contribuir para seu futuro pessoal e profissional. Durante o II Ciclo de Palestras para Aprendizes, promovido pelo CAOpIA/ MPSE em parceria com o MPT, na última sexta-feira (2), na sede de MPSE, a ex-jovem aprendiz e mais nova estagiária da ASMP compartilhou um pouco da sua experiência com o projeto. 

“Essa foi minha segunda experiência, a primeira foi no  Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ser jovem aprendiz é o começo de tudo, de muitas oportunidades, de um estágio, um trabalho. Procurem ter experiências para que existam oportunidades ainda maiores. Eu agarrei a minha oportunidade, espero que vocês agarrem a de vocês e sigam em frente, porque vocês podem obter um conhecimento com muitas pessoas ao redor, assim como eu estou obtendo, que são muito bons e gratificantes. Obrigada e vão além do que vocês planejam  e sejam felizes com aquilo que vocês escolheram”, declarou Maísa durante sua fala. 

A promotora de Justiça e associada, Maria Lilian Carvalho, titular da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão Especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma das idealizadoras e entusiasta do projeto, lembra da importância da colaboração de todos para o sucesso do POA.   

“Eu quero agradecer a Associação Sergipana do Ministério Público por ter aderido ao Projeto Oportunidade Aprendiz,  dando oportunidade a quem mais precisa. Aproveito para convidar os colegas a conhecerem e aderirem ao projeto, acolhendo esses jovens, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem a parte prática dentro das suas promotorias, assim como a ASMP fez com a jovem Maísa, que fez o curso de auxiliar administrativo, custeado por uma empresa parceira do programa, cumpriu todas as etapas do programa e passou no vestibular de Administração e hoje segue contratada pela ASMP como estagiária”, revela Dra. Lilian. 

O presidente da ASMP, Luis Fausto Valois, parabeniza a todos os envolvidos no projeto que tem dado oportunidade a jovens de estarem começando os primeiros contatos com o aprendizado, objetivando terem experiência para ingressar no mercado de trabalho, o que traz uma vivência importante para esses jovens. 

“A nossa Associação Sergipana do Ministério Público oportunizou para a jovem Maísa a primeira oportunidade como Jovem Aprendiz, e ela com muito afinco, dedicação, discrição e vontade de aprender, demonstrou capacidade, dinamismo e por conta dessas e outras qualidades, nossa diretoria decidiu por oportunizar que ela pudesse estagiar na nossa entidade associativa, uma vez que ingressou na faculdade de administração durante seu período de experiência. Esperamos que sua trilha continue sendo de dedicação, boa vontade e abertura para o aprendizado, para que com sua competência, num futuro próximo, possa adentrar no mercado de trabalho e conquistar uma vida profissional de muita luz e realizações”, declarou o presidente. 

Para a vice-presidente da ASMP, co-gerente do POA e Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência, Talita Cunegundes, “a Associação Sergipana é uma entidade privada que firmou parceria como concedente da parte prática do Projeto. Na sede da ASMP o adolescente aprendiz tem noções de cidadania, recursos humanos, expedientes administrativos, sendo valorizado em sua formação profissional. A ASMP vem exercendo sua responsabilidade social recebendo os jovens, fortalecendo esse importante instrumento da política pública para prevenção e erradicação do trabalho infantil, convidando outras entidades e a sociedade sergipana a participarem do programa de aprendizagem social que ressignifica vidas e promove uma formação cidadã protegida a meninos e meninas do Estado, o nosso futuro”.

 

Fotos: Alisson Mota.


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By