ASMP
InícioNotícias
Em 11/10/2024

Médico oncologista reverte venda de livros em donativos para a campanha Outubro Rosa

A ação contou com o apoio do Colégio de Procuradores de Justiça do MPSE.

Uma ação inédita realizada pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE), nesta quinta-feira (10), resultou em uma significativa contribuição para a campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para mulheres em tratamento contra o câncer - "A prevenção salva vidas", realizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) com o apoio da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) e do Centro de Apoio Operacional (CAOp) da Mulher do MPSE.

A ação aconteceu graças a iniciativa do médico oncologista William Soares, que após proferir palestra no Colégio de Procuradores destinou o valor arrecadado com a venda do livro de sua autoria “A saga de um herói”, para a compra de materiais de higiene. O livro descreve um pouco da história do médico húngaro Ignaz Semmelweis, pioneiro dos procedimentos antissépticos – sistema de lavagem das mãos implantado em hospitais de Viena na década de 1840, que reduziu as taxas de mortalidade nas maternidades.

Na oportunidade, o presidente da ASMP, Luis Fausto Valois, e a diretora da Mulher da ASMP, Adélia Pessoa, agradeceram ao médico pelo generoso gesto e ao Colégio de Procuradores por apoiar a causa mais do que nobre, em prol das mulheres em tratamento contra o câncer. 

“Em nome da ASMP quero agradecer ao doutor William Soares, oncologista, desbravador, que trouxe a Clínica San Giovanni para Sergipe pelo maravilhoso gesto de doar os valores arrecadados com os livros comercializados ontem após a sua palestra no colégio de procuradores. E também agradecemos ao nosso querido associado, ex-presidente da ASMP, procurador de Justiça, Dr. Eduardo Lima de Matos pela grande iniciativa de sugerir a destinação dos valores para a Associação e turbinar essa campanha maravilhosa que busca arrecadar donativos para serem destinados a mulheres que estão no tratamento de câncer de mama. Muito obrigado! Estamos sempre à disposição para fazer pelo próximo”, finaliza o presidente. 

 

Pioneirismo no tratamento contra o câncer de mama

Além de contar a história de Semmelweis, durante a sua apresentação, Dr. William Soares relatou o pioneirismo de diferentes nomes da medicina mundial, entre eles, o brasileiro Fernando Gentil, que contribuiu para a evolução do tratamento do câncer de mama no Brasil.

“O médico cirurgião estadunidense William Stewart Halsted, após fazer curso na Áustria, na França e Alemanha, introduziu na América o tratamento de câncer com cirurgia alargada, a mastectomia radical. Retirava a mama, esvaziava a axila, e, logicamente, era a única arma que existia na época, não tinha nada. A radioterapia era um aparelho simples, a quimioterapia não havia, e ele melhorou muito a estatística mundial. Ele foi pioneiro no tratamento de câncer de mama com cirurgia alargada, mas vejam os senhores o sofrimento que era antes, durante e após essa cirurgia. Terrible. Isso durou uma centena de anos, em torno de um século, até que um cearense, doutor, professor Fernando Gentil, que foi fazer curso no Memorial Hospital, e depois foi contratado do meu querido Hospital AC Camargo de São Paulo…fez o que se faz hoje, tratamento conservador do câncer de mama (estágio inicial). Ou seja, você retira o tumor, tira os linfonodos da axila, o patologista identifica o tipo do tumor e aí o tratamento vai seguir com  um pouco de químio, hormônio ou radioterapia, e a mulher não perde mais a mama, não sofre. Mas o pior de tudo que eu acho. É quando o marido a abandona. Isso é horrível! o trauma. O marido simplesmente desaparece. Alguns…”, enfatizou Dr. Willians.   

 

A Campanha

Em prol do movimento Outubro Rosa - combate e conscientização do Câncer de Mama - a Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), junto ao Centro de Apoio Operacional (CAOp) da Mulher do Ministério Público de Sergipe (MPSE), adere a *campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para mulheres em tratamento contra o câncer*, realizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). 

As doações podem ser entregues até o dia 31 de outubro, na sede da ASMP.

O que doar? 

- Sabonete;

- Creme dental;

- Escova de dente;

- Shampoo;

- Condicionador.

 

 

Fotos: Ascom/ ASMP e Alisson Mota (MPSE).


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By