ASMP
InícioNotícias
Em 29/09/2016

CNMP reconhece que membros do Ministério Público exercem atividade de risco

Conselheiro Orlando Rochadel foi relator da matéria
Nota Técnica da CONAMP, que subsidiou o julgamento, foi minutada pela ASMP
 
O plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) reconheceu na sessão do dia 27/09, que a função exercida pelos membros do Ministério Público é uma atividade de risco. O Relator foi o Conselheiro Orlando Rochadel que, durante a primeira discussão sobre o tema, realizada no mês de julho deste ano, votou pelo reconhecimento “de que o labor ministerial enquadra-se como atividade de risco inerente”. 
 
Na ocasião, o Conselheiro disse também que o estudo técnico da CONAMP sobre o assunto subsidiou a elaboração de seu voto. Essa Nota Técnica emitida pela CONAMP foi minutada pelo Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Nilzir Vieira, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da entidade de classe nacional.
 
Votaram contrariamente à propositura os Conselheiros Walter de Agra, Esdras Dantas e Leonardo Carvalho.
 
Na sessão do dia 26 de julho deste ano, a Presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, defendeu a caracterização do exercício das funções do Ministério Público como atividade de risco. “Aqui eu luto pelo maior bem do Ministério Público – a vida dos membros do MP”, afirmou Norma durante a manifestação. A Presidente da CONAMP lembrou, ainda, casos emblemáticos de assassinatos de membros do MP, em decorrência do exercício funcional.
 
Um desses casos foi o homicídio que vitimou o Promotor de Justiça de Cedro de São João, Valdir de Freitas Dantas, ocorrido em 19/03/1998, em razão de sua atuação no combate à improbidade administrativa naquela Comarca, a mando de um Juiz de Direito e do esposo da então Prefeita.
 
Em 2014, a CONAMP acompanhou a aprovação da Resolução nº 116, do CNMP, que estabelece regras gerais para a proteção pessoal de membros do MP e familiares, diante de situação de risco decorrente do exercício da função. Antes, a entidade já havia alertado o Conselho sobre a importância do tema e sugerido a criação de uma comissão no âmbito do CNMP para analisar propostas com o intuito de garantir a segurança institucional dos membros da instituição.
 
No dia 17 de fevereiro deste ano, o Conselheiro Orlando Rochadel participou da XXI Reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP e avisou que o CNMP retomaria a discussão sobre o reconhecimento da atividade de risco dos membros do Ministério Público, afirmando a necessidade de as entidades participarem dos debates. A CONAMP enviou ao Conselheiro, no dia 29 de fevereiro, um estudo técnico em defesa da classificação administrativa da atividade de risco, com argumentos e informações sobre membros ameaçados.
 
FONTE: CONAMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By