ASMP
InícioNotícias
Em 14/09/2023

Promotora de Justiça e associada participa de evento em Genebra (Suíça)

Na oportunidade, Dra. Lilian Carvalho irá apresentar a boa prática de resolução de problema público com o CRAI Sergipe

A Promotora de Justiça e associada, Maria Lilian Mendes Carvalho, da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, está em Genebra (Suíça) para participar da 6ª Edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), junto ao Procurador do Trabalho Emerson Resende. 

De acordo com Dra. Lilian, na oportunidade está sendo apresentada a boa prática de resolução de problema público com o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (CRAI-SE), selecionado por edital público, resultante da parceria e cooperação firmada pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-SE). “Sem a parceria e cooperação entre o MPSE e o MPT, nesse caso específico, o colega Emerson, não teria sido possível”, revela. 

“Claro que me sinto feliz com esse resultado, mas a busca é por uma mudança de paradigma, para que, nós, operadores do Direito, possamos enxergar outros caminhos, além da doutrina,  teses - sem tirar os olhos da legislação - e, enfim, cumprir o verdadeiro fim social do processo, mudando as lentes para uma visão sistêmica, pois atrás dos processos têm vidas, pessoas,  histórias e mazela”, complementa a Promotora. 

Dra. Lilian revela ainda o forte sentimento de gratidão ao ver o CRAI Sergipe, equipamento de interesse público, social, humano, construído coletivamente com a rede de proteção. 

“Especialmente a equipe da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e a SES, com a participação de outros atores, para ajuste com os poderes constituídos, e entregue aos sergipanos, especialmente meninos e meninas, muitas vezes, tão invisíveis. Sigamos com fé!  Afinal, a lei tem que estar a serviço da vida!”, finaliza. 

Para o Presidente da ASMP, Luis Fausto Valois, “a colega Maria Lilian é uma fonte inesgotável de inspiração do que fazer em prol do semelhante e principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e que mais precisam de apoio, carinho, atenção e ações protetivas”. 

“Tenho orgulho de sucedê-la na 1ª Promotoria da Infância de Aracaju, e dar continuidade aos trabalhos voltados para as pessoas em desenvolvimento. Nos traz honra e felicidade, ver o brilho da colega elevando o nome do Ministério Público de Sergipe, e do MP Brasileiro, além fronteiras do país, chegando ao velho continente com ideias e práticas inovadoras que poderão ser implementadas em todo o planeta. Registro ainda o reconhecimento da ASMP ao Dr. Emerson Resende pela dedicação e serviços prestados à comunidade sergipana pelo MPT e em diversas ações e trabalhos em parceria com o MPSE. Destacando neste momento o trabalho de qualidade realizado em conjunto com a colega Lilian que arredondou na implementação e funcionamento do CRAI”, declara o Presidente.

Para a 2ª Vice-Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público, Talita Conegundes, “é gratificante ver os esforços interinstitucionais para implantação do equipamento CRAI e a importância na defesa dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual do Estado de Sergipe”.

“Uma colega inspiradora, profissional de alta competência técnica, humanidade ímpar e visionária na busca de resolutividade, no seu olhar dinâmico consegue pôr em prática a unicidade do Ministério Público e a resolutividade nas articulações diárias para resgatar a dignidade de crianças e adolescentes nas graves violações de direitos e diante da omissão de serviços públicos relevantes, além de uma generosidade que nos acolhe em cada encontro. Honrada de ver essa colega e amiga em ação diariamente com os colegas do MPT”, declara Dra. Talita.

 

Sobre o evento

Realizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a 6ª edição da SAEG busca discutir como a cooperação internacional pode contribuir para o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global e, evidenciar o papel que as escolas de governo – instituições educacionais dedicadas ao desenvolvimento profissional de agentes públicos – podem exercer na construção de capacidades para a implementação da Agenda 2030.

 

Sobre a Promotora de Justiça

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1987/1. Ingressou no Ministério Público de Sergipe em 1992, Promotora de Justiça da Infância e Adolescência, atua em Aracaju, na defesa de direitos e interesses de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal, e a partir de abril/2019, na 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, tutela coletiva na área da Infância e Adolescência. Pós-graduada pela UFS em Direito de Família e Políticas Públicas e Sociais. 

Dra. Lilian Carvalho já foi agraciada com a Medalha do Mérito Serigy; Troféu Tributo à Cidadania, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; Medalha de Direito Humanos Dom José Vicente Távola, Medalha do Mérito Serigy.

 

Fonte: Ascom/ ASMP.

 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By